8 dicas para escrever uma descrição de livro que atraia leitores

8 dicas para escrever uma descrição de livro que atraia leitores

Aprender dicas para escrever uma descrição de livro que realmente desperte o interesse das pessoas em comprar seu livro é importante para aumentar as vendas do livro e criar burburinho na Internet.

Pense nisso. O que faz você comprar ou baixar um livro ou ebook novo na Amazon?

A menos que você seja um grande fã do autor do livro, primeiro você será atraído por um título atraente e um apelo de capa – uma ilustração provocativa ou aquele design exclusivo da capa do livro .  

Mas quando você quiser saber se vale a pena ler o livro (e se vale a pena pagar um bom dinheiro), você abre a contracapa ou lê a descrição no site.

Ali (ou logo dentro da capa), o autor escreveu uma “sinopse” ou descrição sobre o livro.

A descrição do livro inclui apenas o suficiente sobre o que vai acontecer no livro, para fazer o leitor ansiar por respostas para todas as perguntas que passam por sua mente… se o autor tiver conseguido escrever uma descrição cativante . Então, como você escreve uma descrição de livro com sucesso?

Para autores que publicam suas próprias obras, é ainda mais importante elaborar a descrição definitiva do livro , de modo que, quando as pessoas acessarem a página do site do seu livro, sejam atraídas para comprar ou baixar seu livro. Você não quer que todo o trabalho que você fez escrevendo o livro seja desperdiçado.

Então, como os autores fazem isso, você pergunta? Neste artigo, apresentaremos 8 dicas para escrever uma descrição de livro que venda, cative e estimule o leitor a continuar lendo.

dicas para escrever uma descrição de livro

8 dicas para escrever uma descrição de livro que venda

Quer você seja um autor de ficção ou não-ficção, a descrição do seu livro é a primeira introdução do leitor às páginas além da capa. É importante captar o interesse, despertar o interesse pelo tópico ou tema e fornecer-lhes informações suficientes para que não possam deixar de comprar o livro com toda a história.

Basta seguir estas dicas para escrever uma descrição de livro e ninguém vai querer largar seu livro ou ebook.

1. Comece com uma frase de gancho

Qual é a questão crítica do seu livro… o problema que precisa ser resolvido? Você precisa saber a resposta antes de aprender como escrever uma descrição de livro com sucesso.

Com uma formulação inteligente, uma declaração de problema pode ser um ótimo gancho para chamar a atenção de leitores em potencial. Depois, você pode “conectá-los” para comprar seu livro, usando o restante de sua sinopse bem formulada.  

2. Escreva no ponto de vista da 3ª pessoa 

Ao escrever a descrição de um livro, você deve usar o ponto de vista da terceira pessoa. Isso significa não usar “eu” ou “você”… apenas “ele” ou “ela”. Na verdade, nem deveria ser escrito na sua “voz de autor”. Ao aprender como escrever a descrição de um livro, você deve fingir ser outra pessoa que está descrevendo seu livro para leitores em potencial.

3. Formule a descrição do seu livro de uma forma que evoque emoção na hora

O personagem principal tem muito medo de alguma coisa? Faça o leitor sentir um pouco desse medo. O personagem sofreu grandes perdas?

Faça o leitor simpatizar com a angústia do personagem. Queremos entender as emoções pelas quais o personagem está passando e qual é a motivação do personagem. Isso pode ajudar os leitores a ficarem fisgados antes mesmo de virarem a primeira página.

4. Conte o suficiente sobre o enredo para fazer as pessoas quererem ler o livro

Apresente o personagem principal e o problema da sua história de uma forma convincente. Ofereça dicas suficientes sobre os eventos da história para despertar o interesse do leitor, sem revelar nenhum detalhe interessante.

5. Concentre-se no seu livro, não em você mesmo

Ao aprender a escrever a descrição de um livro, você não deve fazer isso sobre você mesmo.

Uma breve assinatura do autor é adequada, mas os leitores querem saber mais sobre o livro! Se você precisar se mencionar, lembre-se de continuar escrevendo no ponto de vista da 3ª pessoa. Consulte-se como ele ou ela – você está apenas agindo como repórter.

Coloque a assinatura por último, com um espaço definido para separá-la da emocionante descrição do livro.

Na maioria das descrições de livros, você encontrará um pequeno parágrafo sobre o autor somente depois que o teaser do livro for fornecido.

Aqui está um exemplo de como escrever uma descrição de livro que inclua um parágrafo conciso e informativo sobre o autor.

6. Não revele o final

Isso pode ser óbvio, mas enquanto pratica como escrever a descrição de um livro, você não pode revelar a conclusão!

Se você compartilhar o final do seu livro na capa do livro, por que o leitor se preocupará em abrir as páginas?

Forneça informações suficientes para que o leitor possa entender o cenário e o contexto da história, mas não revele todo o enredo. Deixe o leitor intrigado o suficiente para querer comprar seu livro, para que ele possa descobrir o final ou qualquer reviravolta por conta própria.

7. Adicione um breve depoimento ou endosso

Use esse recurso apenas se ele melhorar a descrição do seu livro. 

  • depoimento é uma breve sinopse de alguém que leu o livro e encontrou ajuda ou satisfação ao lê-lo.  
  • Um endosso geralmente é um parágrafo redigido de forma sucinta por alguém, cuja autoridade o leitor reconhecerá, que lê seu livro e concorda que você está qualificado para escrever este livro específico. 

8. Continue praticando

A melhor maneira de aprender a escrever a descrição de um livro é escrever um monte delas! Escreva várias tentativas da descrição do seu livro. Revise sua versão favorita quantas vezes forem necessárias, até ficar satisfeito com os resultados. 

 É claro que, às vezes, a única maneira de aprender como escrever uma descrição de livro que realmente venda é obter informações externas. Embora você tome a decisão final sobre a descrição do livro, é importante ouvir sugestões externas. Afinal, VOCÊ não é quem compra seu livro!

Deixe que vários colegas e leitores em potencial (da faixa etária apropriada) analisem suas melhores tentativas e ofereçam suas opiniões.

BÔNUS: dica para escrever uma descrição de livro para livros de não ficção

Se você está tentando aprender como escrever a descrição de um livro de não ficção, pode ser um pouco diferente de um livro de ficção. Afinal, você não está evocando emoções de personagens ou provocando uma trama!

Use estas perguntas para ajudá-lo a aprender como escrever uma descrição de livro para obras de não ficção:

  • Você oferece um ponto de vista único sobre um determinado tópico?
  • Você tem anos de experiência em pesquisa ou prática?
  • A sua “voz do autor” atrai o leitor de uma forma especial? 
  • Você traz novos conhecimentos ao leitor que outros escritores não fizeram?
  • As ilustrações ou fotografias são de excepcional qualidade e raridade?

Dicas para escrever uma descrição de livro, quando o livro não é seu…

Se você estiver escrevendo uma descrição de livro para a contracapa de outra pessoa, siga as sugestões acima. 

Vários anos atrás, tive o privilégio de ser o ghostwriter (escritor-fantasma é o nome que se dá a uma pessoa contratada para escrever textos literários para outra pessoas) de um livro de memórias único. Você pode ler a descrição do livro que forneci em Harbor Knight: From Harbor ‘Hoodlum’ to Honored CIA Agent . 

Ao escrever a descrição da contracapa de um livro de memórias que se estende ao longo da vida, pode ser um desafio identificar aquele fio único e mais importante que descreve o caminho que essa pessoa trilhou ao longo da vida. 

Mas é exatamente isso que você precisa compartilhar com o leitor. O que tornou essa pessoa única? 

Se este for um livro de memórias , você precisa conhecer bastante bem a história da pessoa para aprender como escrever uma descrição de livro sobre ela. Faça uma breve entrevista para entender a história da pessoa. Certifique-se de ler todo o manuscrito do livro. Isso o ajudará a encontrar temas e traços de personalidade comuns que ocorrem de uma década para a outra.

Use as próprias palavras da pessoa, quando possível, para que a sua voz seja ouvida. Seja respeitoso com esta tarefa que você foi solicitado a realizar. 

Se (por algum motivo) você achar o manuscrito desagradável e sentir que não é capaz de oferecer uma descrição cativante para a contracapa, faça a coisa certa. Recuse o pedido para escrever a descrição deste livro específico.

Agora que você tem muitas dicas sobre como escrever a descrição de um livro, gostaria de mostrar alguns exemplos de descrições de meus próprios livros para que você possa aprender com eles e com o processo de escrita.

Alguns exemplos de como escrever uma descrição de livro

Aqui está um exemplo de descrição da contracapa do meu primeiro livro com capítulo infantil.

A natação traz de volta um pesadelo que Rebecca Fishburn preferiria esquecer. 

Então, quando a professora de educação física anuncia planos de fazer aulas de natação nas próximas duas semanas, Reb não consegue pensar em mais nada… e fica apavorada! 

Ela deve fazer o que for preciso para ficar fora da água. 

Reb está convencida de que ela deve mentir… ou ela pode se afogar!Reb Fishburn: muito profundo

Brinquei com a descrição por várias semanas, antes de decidir pela sinopse (veja acima) para minha contracapa. Eu queria escrever “ Reb está convencida de que ela deve mentir ou poderá morrer”.   Eu queria ajudar o leitor a vivenciar a enormidade do medo de Reb.

Mas depois de compartilhar este rascunho com outros professores do ensino fundamental e pais, eles sentiram que o texto da frase era horrível demais para o jovem leitor.

Segui o conselho deles e mudei aquela única palavra. Afinal, os potenciais compradores do meu livro incluem professores e pais. Se eles acharam a frase ofensiva, o mesmo aconteceria com muitos outros. 

Para outro livro infantil que escrevi, usei uma comparação para provocar a curiosidade do leitor :

Talvez você não espere descobrir ouro em uma fazenda no interior, mas o vovô sabe exatamente onde encontrar esse tesouro escondido.

Explore a Fazenda de Ouro Escondida do Vovô para um deleite doce e saboroso!Fazenda de Ouro Escondida do Vovô

As ilustrações da capa e o título oferecem pistas sobre o tipo de tesouro escondido dentro do livro, mas a descrição nunca menciona abelhas ou mel! 

Sophia and hte Bully é um livro infantil que escrevi paraCaleidoscópio. A empresa escolheu a seguinte descrição para vender este livro (202 palavras) em seu site: 

É o primeiro dia de aula de uma nova aluna e ela se depara com um valentão. Este livro ajuda os leitores a compreender que às vezes as pessoas mais incômodas podem estar apenas precisando de um amigo.

A pessoa que escreveu esta descrição optou por oferecer ao leitor um breve parágrafo com a ideia principal , sem revelar nenhum dos acontecimentos da história. O livro, escrito para leitores iniciantes, contém apenas 12 páginas. Nesse caso, descrever qualquer evento isolado seria revelar toda a história! 

Ao decidir como escrever a descrição de um livro, você deve pensar em quem será seu público e fazer com que a descrição de seu livro atraia essas pessoas.

Um professor, por exemplo, fica atraído pela simples descrição deste livrinho por vários motivos:

  • Ao longo do ano letivo, na maioria das salas de aula dos professores, novos alunos vêm e vão.
  • Só porque uma criança pode fazer coisas irritantes com outros alunos, isso não significa que ela seja um agressor. 
  • Os alunos precisam saber a diferença entre um agressor e um amigo em potencial .
  • O bullying é um tema que a escola quer abordar em sala de aula.
  • Ler um livro em voz alta para a turma ou fazer com que um pequeno grupo de leitores iniciantes leiam o livro juntos oferece ao professor uma maneira não ameaçadora de discutir o bullying.

Obviamente, o gênero do seu livro afetará muito a forma de escrever a descrição de um livro.

Dicas para escrever uma descrição de livro para outros gêneros:

  • Um livro de receitas pode atrair os leitores com palavras deliciosas e amostras de tipos específicos de receitas escritas entre as capas.
  • Um thriller pode mostrar a comparação entre este livro e uma história semelhante de um autor mais conhecido – com detalhes suficientes para causar arrepios na espinha do leitor.
  • Um romance certamente vai tocar o coração do leitor, divulgando os nomes dos personagens principais e sugerindo um problema que pode impedir os dois de se unirem!
  • Um livro de não ficção fornecerá uma visão geral de quais conceitos ou fatos novos e interessantes o leitor aprenderá. Se houver capítulos, ilustrações ou fotos especiais incluídos no livro, estes deverão ser mencionados na descrição do livro.
  • Um livro de autoajuda descreverá o layout do livro e explicará por que o autor está qualificado para escrever um novo livro sobre esse tópico específico. Alguns detalhes ou um exemplo da vida real dos capítulos mostrarão ao leitor que ele ou ela pode ter finalmente encontrado a resposta para seu problema.
  • Um livro de ficção histórica colocará o personagem principal fictício em um tempo e lugar retratados com precisão, quando um evento de grande magnitude (da história real) estiver prestes a acontecer – e uma descrição cativante do livro incluirá todos esses detalhes.

…E a lista continua. 

A melhor maneira de saber quantos detalhes incluir em sua descrição é viajar até a biblioteca ou livraria local e segurar livros reais nas mãos.

Lá, você terá milhares de livros ao seu alcance. Você perceberá rapidamente como um autor faz sua mágica, fazendo com que você queira ler mais, e por que a capa do livro de outro autor não desperta seu interesse.

Familiarize-se com a forma como outros escritores do seu gênero lidam com a descrição da contracapa do livro. Veja você mesmo como o título, as ilustrações da capa e a descrição do livro funcionam juntos para fazer o leitor querer saber o que há nas páginas.

Divulgue a descrição do seu livro por toda parte

A principal razão pela qual você gastou tanto tempo e energia escrevendo esta descrição vencedora do livro é para vender seu livro.

Escreva. Reescreva. Brinque com adjetivos, frases e diferentes técnicas literárias. Mova as frases para que fluam mais facilmente.

Lembre-se, se você precisar colocar sua assinatura na contracapa, faça-o bem no final.

Separe-o da descrição do livro… a menos, é claro, que você já tenha escrito um livro popular ou seja famoso de alguma outra forma. Então o seu nome é quase tão importante quanto o conteúdo do seu livro.

Seja esperto. E dê a capa deste livro a descrição mais cativante que você já leu!

Se a descrição do seu livro for inteligente o suficiente, a “sinopse” que você acabou de escrever pode ser usada para promover o seu livro em muitos lugares .

Veja onde incluir a descrição do seu livro:

  • Comunicado de imprensa de jornal (este é um anúncio gratuito, na maioria dos jornais)
  • O evento de lançamento do seu livro (pode ser gratuito se você concordar em ser entrevistado)
  • Descrição do item do catálogo para empresas que venderão seu livro
  • Carta para possíveis lojas que desejam vender seu livro 
  • Folheto para grupos que desejam usar seu livro para palestras sobre livros
  • Listagem da Amazon
  • Postagem no blog
  • Site do seu autor
  • Postagens em mídias sociais – sites pessoais e profissionais

Agora você sabe exatamente como escrever a descrição de um livro e o que fazer com ele quando terminar – então divulgue suas palavras e surpreenda o mundo.

Ainda tem dúvidas? Entre em contato conosco.

Comente