Como escrever uma descrição de livro

Como escrever uma descrição de livro

Quer saber Como escrever uma descrição de livro? Abaixo estão nove dicas sobre como escrever a descrição de um livro, além dos melhores exemplos de descrição de livros para ajudar a inspirar você.

Por que a descrição do seu livro é importante?

A descrição do livro simplesmente responde à pergunta: sobre o que é o livro? É diferente da sinopse do livro que vem no verso do seu livro físico.

A descrição do seu livro faz parte dos seus metadados, que contêm os detalhes do seu livro para acesso das lojas e dos leitores. E para vender seu livro com sucesso, você deseja otimizar regularmente seus metadados ao longo de sua jornada editorial.

Antes de aprender Como escrever uma descrição de livro que venda, vamos ver o que são exatamente os metadados do livro.

O que exatamente são metadados?

Os metadados incluem o nome do autor, título, subtítulo, informações da série, idioma, categorias, palavras-chave, avaliações, preços e descrição.

Metadados precisos ajudam os mecanismos de pesquisa a classificar seu livro nas consultas certas. Ele serve como um importante elemento de marketing de livros que ajuda a aumentar sua descoberta.

Junto com a capa do livro, a descrição do livro é uma das primeiras coisas que um leitor em potencial encontra. Pode convencer as pessoas a comprar o seu livro… ou perdê-los.

É por isso que é melhor saber como escrever a descrição de um livro e ajustar o que puder. Aqui estão nove dicas para seguir.

Como escrever uma descrição de livro

9 dicas sobre como escrever uma descrição de livro

  1. Verifique a extensão da descrição do seu livro
    Qual deve ser o tamanho da descrição de um livro? Alguns dizem que o ponto ideal é entre 150-200 palavras. Geralmente, quanto mais curta for a descrição do livro, melhor. Mas ao perguntar a três especialistas diferentes, obtemos três respostas diferentes. Portanto, recomendo pesquisar o gênero específico do seu livro. Verifique os livros mais vendidos da Amazon e veja qual é a norma, especialmente aqueles do seu gênero.
  2. Inclua palavras ou frases que seus leitores ideais digitariam
    Compartilhei como os metadados ajudam na sua descoberta nos mecanismos de pesquisa. Você pode espalhar certas palavras-chave nos metadados, especialmente na descrição do livro, para aumentar a probabilidade de seu livro ser exibido.
    Por exemplo, digamos que você escreveu um manual sobre interpretação de sonhos. Se alguém pesquisar “sobre símbolos de sonho”, seu livro aparecerá se você tiver a frase “sobre símbolos de sonho” (ou algo semelhante) em sua descrição.
    Para descobrir quais palavras ou frases os leitores estão procurando, você precisará realizar sua própria pesquisa de palavras-chave.
    Existem várias maneiras de coletar palavras-chave de alto tráfego para o seu livro , como digitar diretamente no mecanismo de busca da Amazon. Também encorajo você a pensar em seu público-alvo (seus leitores ideais) e no tipo de palavras ou frases que eles digitariam. Você conhece melhor o seu conteúdo, especialmente se estiver em um nicho de mercado. Quais são as palavras-chave sobrepostas?
  3. Use uma linguagem fácil
    Mesmo que o seu livro tenha um nível de leitura superior, sua descrição deve ser feita em termos amigáveis ​​ao consumidor. Trate a descrição como se fosse um anúncio – essencialmente é. E para anúncios, a regra é usar uma redação básica. É mais fácil vender quando sua linguagem é fácil de entender. Para verificar o quão complexa ou fácil é sua escrita, insira seu texto no aplicativo gratuito Grammarly e verifique sua pontuação de legibilidade Flesch. Esta pontuação dará um número de 1 a 100. Uma pontuação entre 70 e 80 é equivalente ao nível 8 da escola. Tente uma pontuação inferior a 60.
  4. Evite linguagem urgente
    Por exemplo, evite usar palavras como “mais recente”, “recentemente” ou “em breve”. Você não quer uma descrição de livro desatualizada. Isso representa mais trabalho de edição para você no futuro. Estamos indo para o atemporal.
  5. Evite HTML confuso
    Uma boa descrição de livro é agradável aos olhos. Psicologicamente, a simplicidade mantém as pessoas engajadas em vários meios, especialmente com anúncios. Limite seu HTML a: ,
  6. Opte pela simplicidade
    Ler a descrição do livro deve ser uma experiência perfeita. Então enfatizo ainda mais: opte por um visual mais limpo. Você conhece o ditado: “mantenha as coisas simples, estúpido!” Isso significa livrar-se de palavras supérfluas. Faça com que cada frase e cada palavra contem. Inclua quebras de parágrafo para quebrar blocos de texto mais longos. Use parágrafos mais curtos em geral. Muitas vezes, é uma breve descrição de um livro que pode realmente despertar o interesse do leitor.
  7. Opte por marcadores
    Uma maneira de limpar sua descrição é quebrar blocos de texto usando marcadores ou listas. Fazer isso pode adicionar um pouco de dinamismo à sua descrição, ao mesmo tempo que transmite de forma concisa as principais mensagens que você gostaria de compartilhar.
  8. Aprimore suas primeiras frases
    Livrarias como a Amazon exibem as primeiras linhas da descrição do seu livro. Para compensar esse espaço limitado, suas primeiras frases devem ser realmente impressionantes . Adicione os ganchos mais fortes ou emocionais que você tiver. Definitivamente, adicione qualquer prova social à frente. A prova social assume a forma de avaliações, cobertura da mídia, prêmios e muito mais. Tem uma pergunta provocativa? Vamos chamar a atenção do seu público imediatamente.
  9. Use um gancho final
    Por último, mas não menos importante, termine o seu livro com um gancho. Essa é uma tática mais comumente vista em livros de ficção, mas as descrições de livros de não ficção também podem utilizar ganchos. Um gancho final é um momento de angústia que incentiva o leitor a comprar seu livro para descobrir o que acontece. Pense nisso como seu apelo à ação.

Espero que você tenha aprendido Como escrever uma descrição de livro. Boa sorte!

Agora divulgue seu livro ou ebook gratuitamente em nosso site.