Prós e contras da publicação na Amazon

Prós e contras da publicação na Amazon

Você está pronto para publicar por conta própria na Amazon KDP, mas não tem certeza sobre se tornar exclusivo? Qual é a medida recomendada para autores e editores independentes?

Vamos aprender sobre os Prós e contras da publicação na Amazon e do KDP Select para ajudar a tomar sua decisão mais informada.

Principais conclusões dos Prós e contras da publicação na Amazon

  • Você quer vender na Amazon, a livraria nº 1 que captura 60% do mercado. No entanto, você também deseja maximizar seu potencial de vendas alcançando os outros 40% do mercado com canais como Apple Books e Kobo.
  • O programa KDP Select da Amazon exige que você venda exclusivamente para eles por 90 dias. Existem algumas vantagens neste programa. Mas se 90 dias de royalties não pertencentes à Amazon são importantes para você, abandone a exclusividade e publique amplamente.
  • Existe uma maneira de chegar à Amazon e a qualquer outro lugar. Um agregador como o PublishDrive simplifica o processo e permite que você fique com 100% dos seus royalties líquidos.

Agora que você já sabe os Prós e contras da publicação na Amazon vamos ver os detalhes.

Por que autopublicar na Amazon?

Antes de entrarmos nos prós e contras de publicar na Amazon, vamos repassar o básico. Se você já sabe que a autopublicação é para você, pule para a próxima seção. Se você está aprendendo o que tudo isso significa, saiba que existem duas maneiras de publicar um livro: 1) autopublicação ou 2) publicação tradicional.

A publicação tradicional é a maneira tradicional de apresentar seu manuscrito a várias editoras na esperança de ser assinado.

A autopublicação passa pelos guardiões, garantindo que você seja publicado resolvendo o problema com suas próprias mãos. Embora você possa não ter o orçamento ou o apoio de uma equipe de gestão tradicional, muitos autores obtiveram sucesso com a autopublicação.

Aqui está uma análise rápida entre autopublicação e publicação tradicional:

Como você pode ver, a autopublicação exige que você assuma o controle. Você tem mais responsabilidades como independente; no entanto, assim que você começar a vender, você receberá uma porcentagem maior de royalties. Maximizar os royalties que você leva para casa é um dos principais apelos para administrar uma empresa de autopublicação como empreendedor .

Agora, quando se trata de onde publicar por conta própria, a Amazon não pode faltar –

Vale autopublicar na Amazon?

A publicação na Amazon vale a pena? Sim. Amazon é a maior livraria do mundo. O varejista captura impressionantes 60% do mercado de livros, alcançando todo tipo de público de livros com seus formatos de e-book, audiolivro e impresso.

Estatísticas:

  • A Amazon gera cerca de US$ 28 bilhões em todo o mundo com a venda de livros todos os anos, responsável por mais de 50% das vendas, controlando entre 50-80% da distribuição de livros nos EUA.
  • A Amazon domina o mercado de e-books em cerca de 70%. A Amazon vende 3x mais livros impressos do que e-books. Sua plataforma Audible captura cerca de 60% do mercado de audiolivros.
  • O Kindle Direct Publishing (KDP) da Amazon é a maior editora de e-books de livros autopublicados. Cerca de 30% das vendas de e-books da Amazon são publicados pela própria empresa.

E o crescimento continua ano após ano. Ao olhar estritamente para livros autopublicados, as estatísticas do mercado de livros de 2023 do PublishDrive relatam como a Amazon continuou a ser um grande player no crescimento das vendas:

Um aumento de 381% nos formatos de impressão da Amazon é um feito impressionante. Outros players tiveram o mesmo desempenho, como Kobo Plus e Google Play Books. O que é lindo de ver é o app de nicho Dreame, que gerou 43% mais vendas em 2023, juntando-se aos grandes varejistas. Bibliotecas como Storytel e canais de áudio como o iTunes da Apple também tiveram um bom desempenho.

As estatísticas do mercado nos dizem que há toda uma outra metade do mercado de livros para alcançar, além da Amazon. Mas o que há de tão especial no KDP Select?

Prós e contras da autopublicação no Amazon KDP Select

O KDP Select é um programa somente de e-book no qual você pode se inscrever enquanto carrega seu título para a plataforma de autopublicação da Amazon, Kindle Direct Publishing (KDP).

Ao se inscrever, seu e-book é disponibilizado no Kindle Unlimited (KU), um programa de assinatura para leitores que permite que eles leiam quantos livros quiserem. Para se inscrever, você deve se comprometer a distribuir seu e-book somente através do KDP e em nenhum outro lugar por 90 dias. Após esse período, você poderá cancelar ou renovar por mais 90 dias.

Prós do KDP Select

Pró nº 1: seja pago pelas leituras de páginas
No Kindle Unlimited , você é pago por cada página que um leitor lê. Isso pode ser extremamente benéfico para autores estabelecidos com livros mais longos. Isso pode não ser muito lucrativo se você tiver um livro mais curto, mas pode mudar o jogo se você tiver uma série de livros comestíveis.

Pró nº 2: acesse marketing exclusivo
A inscrição no programa oferece recursos de marketing exclusivos, como tornar seu livro gratuito ou com desconto por tempo limitado. Organizar eventos de vendas é uma ótima maneira de aumentar sua visibilidade no Kindle Unlimited.

Pró nº 3: alcance assinantes do Kindle Unlimited
A Amazon nunca compartilhou publicamente o número de assinantes do Kindle Unlimited, mas os especialistas estimam cerca de 4,5 milhões de leitores ativos em todo o mundo (12 países no total). Estar disponível no KU pode ser uma vantagem se você já tiver uma base sólida de leitores dedicados do Kindle.

Contras do KDP Select

Contra nº 1: alcance limitado
O alcance limitado é a principal desvantagem para se inscrever no KDP Select. Alcance limitado significa não atingir todo o potencial de vendas do seu livro. Conforme mencionado anteriormente, ao distribuir seu e-book apenas para a Amazon, você perde a outra metade (40%) do mercado de livros. E tenha em mente a média demográfica de KU. Você quer se limitar a um único canal?

Contra nº 2: restrições de conteúdo
Existem certas restrições ao seu conteúdo ao se inscrever. Por exemplo, você não pode postar mais de 10% do seu conteúdo em qualquer outro lugar online, como em seu blog ou em uma história do Wattpad. Certifique-se de ler os termos e condições .

Contra nº 3: Incerteza
A Amazon tem estado um pouco instável ao longo dos anos com seus processos em constante mudança. Por exemplo, a Amazon atualizou seu sistema de categorização de livros em 2023, impactando negativamente muitos autores e a descoberta de seus livros. Os autores tiveram que voltar à prancheta e refazer toda a sua estratégia de palavras-chave. Foi um verdadeiro pesadelo. Você pode ler mais sobre isso aqui .

Depender de apenas uma fonte de renda para seus e-books pode não ser uma tática confiável. Há algum tempo, os pagamentos do Kindle Select têm diminuído à medida que a concorrência aumenta. Com a popularidade de outros canais crescendo (como o aplicativo Dreame), pode valer a pena investir em uma ampla estratégia de longo prazo.

Resumindo, não há uma resposta perfeita para saber se o KDP Select é para você ou não. Você deve considerar o que escreve, quantos títulos possui, quem é seu público-alvo e muito mais. Por exemplo, a maioria dos leitores que usam KU está na faixa etária de 24 a 35 anos. Se seus leitores principais estão na faixa etária de 65 a 75 anos lendo brochura, o programa somente de e-books da KU pode não fazer sentido para você.

Agora que você conhece os Prós e contras da publicação na Amazon que tal divulgar seu ebook em nosso site gratuitamente?