Otimizando a experiência do usuário para o Google AdSense

Otimização do Adsense
Edições:ePub
Páginas: 30

Otimizando a experiência do usuário para o Google AdSense
Um Guia Completo

Tadeu Oliveira

Introdução

A experiência do usuário e os ganhos do AdSense estão intimamente ligados.

Este ebook abrange os conhecimentos básicos e avançados necessários para que você otimize a experiência do usuário do seu site ou blog e, assim, ganhe mais com os anúncios do AdSense.

Experiência do usuário (EU), do inglês user experience (UX), aplicada à web, envolve os sentimentos despertados em uma pessoa em relação à utilização de um determinado site.

Mas para muitos editores do AdSense a monetização e a experiência do usuário são coisas mutuamente exclusivas. Esses editores (proprietários de sites que utilizam o AdSense) não sabem que essas duas coisas devem andar juntas.

Mas, a partir de 2015, com a popularização dos bloqueadores de anúncios e a ascensão dos dispositivos móveis (tablets, smartphones), muitos editores estão começando a perceber o quanto é importante que as duas coisas co-existam.

Todo editor do AdSense deve entender que uma má experiência do usuário pode reduzir bastante os lucros com publicidade. Você não acredita nisso? Acha que pode ignorar a experiência dos usuários em seu site ou blog? Isso é porque você está medindo o desempenho de seu inventário de anúncios de forma errada.

Uma má experiência pode custar a você o retorno de seus visitantes ao seu site, reduzir as impressões dos anúncios e, até mesmo, incentivar que os usuários bloqueiem os anúncios totalmente. Veremos isso mais tarde.

Primeiro, vamos voltar para o início. Por muitos anos, os editores do AdSense não estavam preocupados com a experiência do usuário. Maximizar os esforços de monetização era fundamental e os editores estavam dispostos a usar anúncios intrusivos como pop-unders, pop-overs, e anúncios intersticiais ou algo ainda pior.

Então, em 2015, os bloqueadores de anúncios ganharam força. Quando os editores começaram a se perguntar por que isso estava acontecendo perceberam que não tinham colocado seu público-alvo em primeiro lugar (um erro que não poderiam se dar ao luxo de continuar cometendo).

Assim, a ascensão dos bloqueadores de anúncios tornou uma boa experiência do usuário algo mais importante do que nunca para os editores que dependem de receitas publicitárias, principalmente do AdSense.

Não é tão difícil prever que a experiência do usuário se tornará ainda mais importante para os editores neste ano de 2016 e nos anos seguintes. Você e os usuários de seu site podem “lucrar” mais com a implementação de uma boa experiência do usuário.

Este ebook vai ensinar você a otimizar a receita gerada pelos anúncios do AdSense, bem como melhorar a experiência dos usuários que visitam seu site ou blog. Neste ebook você vai aprender:

• Por que você (como um editor do AdSense) deve se preocupar com a experiência do usuário;

• Como uma boa experiência do usuário pode ter um efeito positivo sobre a receita oriunda de anúncios do seu site;

• Como otimizar seu site para encontrar o ponto ideal entre a experiência do usuário e a monetização, tanto para computadores de mesa como para dispositivos móveis.

Você também vai aprender algumas dicas simples, fáceis de implementar, que servirão para melhorar a experiência do usuário, sem lhe custar quaisquer impressões de anúncios ou cliques.

Pronto para começar? Então, vamos começar com o porquê você deve se preocupar com a experiência do usuário na condição de um editor AdSense.

Data de Publicação:
Gêneros:
Trecho:

Capítulo 1

Por que a experiência do usuário é importante para você?

Em setembro de 2015, grandes editores como a Vice Media, a Vox Media e a BuzzFeed disseram "não" à transição para a tecnologia dos anúncios automatizados (o que, a princípio, poderia ter aumentado substancialmente seus rendimentos, tanto em CPM como no total da receita). O que as levou a tomar essa decisão?

A BuzzFeed, por exemplo, possui mais de 200 milhões de visitantes únicos por mês e gera mais de um bilhão de visualizações mensais de vídeos. Ela não é um peixe pequeno. A Vox Media (e muitos outros grandes editores) não deixaram passar essa oportunidade de aumentar ainda mais as receitas de seus anúncios simplesmente por falta de interesse em ganhar dinheiro. Afinal de contas, elas são empresas e os anunciantes as pagam exatamente por suas capacidades em constantemente criar e desenvolver novos conteúdos.

leia mais

Em vez disso, elas tomaram essa decisão em virtude da preocupação de que o excesso de anúncios poderia ter um impacto negativo na experiência do usuário.

Essa foi uma jogada bastante ousada. Mas foi, também, inteligente. Por mais tentador que possa ser otimizar seus anúncios para o máximo de visibilidade e um maior CTR, fazer isso muitas vezes pode criar um ganho a curto prazo à custa da fidelidade dos usuários a longo prazo para o seu site.

Os anúncios apresentados no site da Vox são exatamente o tipo de anúncios que equilibram a experiência do usuário (anúncios envolventes) com a monetização (anúncios que "trabalham” bem).

Claro, a Vox é um grande editor, com grande orçamento e que provavelmente opera diretamente com a maioria dos grandes anunciantes. Mas esse não é o ponto. O ponto é que você deve fazer o que a Vox e os grandes fizeram: associar a experiência do usuário com a monetização para obter melhores resultados.

menos