De Vento em Proa
- outubro 6, 2022
Este livro é sobre um pai de tenista e sobre o pai de um tenista. São papéis diferentes que Osvaldo Meligeni, argentino de Buenos Aires, interpretou ao educar e formar seu filho Fernando Meligeni como pessoa e como jogador.
"Tomara que, ao terminar este livro, você tenha a sensação de que teria sido muito bom conhecer Osvaldo pessoalmente. Ou, melhor ainda, a sensação de que seu pai adoraria tê-lo conhecido. Porque é disso que se trata: pai e filho caminhando juntos pelas maravilhas e armadilhas da vida.” – André Kfouri
Em primeira pessoa, Fernando relata momentos marcantes da convivência com o pai, conversas a bordo de um veleiro na infância e adolescência e exemplos de conduta que determinaram sua forma de enxergar a vida e o mundo. É uma história de amor e renúncia, de liderança e paciência, de retidão e esperança.
O livro também retrata como a vinda de Osvaldo para o Brasil, acompanhado da esposa e de dois filhos pequenos, forjou a solidez de um núcleo familiar sem o qual a carreira esportiva de Fernando não teria existido.
Foi um processo que conduziu não apenas ao sucesso de Meligeni no tênis como também à escolha por se naturalizar brasileiro e representar o país que os acolheu.
Osvaldo era uma dessas pessoas que jamais deixam de aprender e que ensinam sem pretender. Sua sabedoria simples era um convite permanente a conversas que acrescentam e constroem. São as lembranças desses encontros inesquecíveis que Fernando compartilha com os leitores de forma leve e bem-humorada, mas com a devida sensibilidade.
Fernando Meligeni é ex-tenista e atleta olímpico. Após uma carreira de 14 anos nas quadras, ele hoje se dedica a devolver, em forma de conhecimento, o que o tênis lhe deu. É comentarista na ESPN Brasil, palestrante e apresenta o podcast New Balls Please. Este é seu quarto livro.
André Kfouri é jornalista especializado em esportes. Três décadas de carreira o levaram a cobrir eventos que ele pagaria para ver pessoalmente. Foi repórter, apresentador e hoje atua como comentarista na ESPN Brasil. Por 13 anos foi colunista do Lance! e do jornal O Globo. Traduziu quatro livros e escreveu três.
Gostou de As decisões do coração estão sempre certas ? Leia também
Ainda não há resenhas.