A Psicanálise é um processo de investigação que se baseia na suposição de que os significados das experiências vividas pelos seres humanos permanecem, em grande parte, desconhecidas pelos próprios.
Estes significados inconscientes exercem um papel muito importante sobre os sentimentos e sobre o comportamento humano, gerando sofrimentos ou distúrbios que variam de um simples desajustamento ocasional até graves distúrbios da personalidade e do contato com a realidade, inibição de diversas funções psíquicas (ou corporais) ou dificuldades no relacionamento pessoal e emocional.
O tratamento psicanalítico, na medida em que traga estes significados inconscientes à tona permitindo que eles sejam analisados pelo paciente junto com o analista, abre um campo novo de perspectivas para o indivíduo ajudando-o a lidar melhor consigo próprio e com as realidades da vida.
A análise implica em um relacionamento íntimo durante o qual o paciente revive com o analista seus conflitos inconscientes na experiência do dia-a-dia, nas fantasias e nos sonhos. Por esse motivo, a análise demanda tempo, continuidade e precisa se dar em um ambiente de acolhimento, isenção, respeito e confiabilidade, ambiente cujas regras e limites o analista aprenda durante o longo período de sua formação analítica.
Ainda não há resenhas.